Nossa vida é feita de decisões. Todos os dias, o dia todo, temos que tomar pequenas e grandes decisões sobre a nossa vida. A que horas acordar, que roupa vestir, no que pensar, qual trabalho priorizar, checar o Facebook ou terminar a tarefa que estamos fazendo… São centenas de decisões que tomamos (incluindo as que não tomamos, pois não fazer nada também é uma decisão).

Com tantas opções e possibilidades diante de nós, a qualidade de nossa vida depende da rapidez e da qualidade de nossas decisões. Sobre isso, deixe-me compartilhar uma descoberta com você.

Procurando a origem palavra “decisão” me deparei com algo muito interessante. “Decidir” significa “cortar fora”, eliminar as outras possibilidades, e fazê-lo de pronto, sem hesitação*. Você já deve conhecer a palavra “cisão”, que quer dizer “corte”. Pois bem. Uma “de-cisão” quer dizer “corta fora”.
Isso nos ajuda a entender melhor o processo de tomar uma decisão. Envolve focar emuma coisa que devemos fazer, cortar fora rápido as outras opções, e agir. Portanto, nada de dúvida, hesitação, ficar demorando a fazer a escolha, nem ficar com dó de eliminar as outras alternativas. Para decidir, você tem que perder algo, deixar algo de fora.
Decidir exige coragem, não ter medo de perder. Essa coragem é impulsionada pela certeza de que a escolha feita ultrapassará a perda das outras opções.
A alternativa é não decidir — não cortar nada fora, tentar abraçar o mundo e acabar não realizando nada. Mas isso também é uma decisão…
Então, já que você vai decidir alguma coisa, querendo ou não, por que não tomar a mais correta, apropriada e inteligente?

5 comentários:

Josy Barros disse...

Muito interessante!confesso que nunca havia procurado o significado da palavra decidir.
Um abraço.

Rita disse...

Gostei do texto é lendo e aprendendo né minha amiga querida
Gostei como sempre
Bjuss e fica com Deus
Rita!!!

Patrícia disse...

Excelente texto e compartilho do mesmo pensamento , quer dizer atitudes!
Cris, foi muito bom conversar com vc no face , agora vc sabe que aquela lá sou eu kkkkkk
Bjs e fica com Deus!

Patricia Galis disse...

Vdd ultimamente tenho cortado fora coisas que me separam do bem e de Deus.

helen'art disse...

Gostei do texto, muito bom.

Sou nova no mundo da blogosfera, trabalho como artesã, estou divulgando meu trabalho através do blog, vem conferir?

bloghelenarte.blogspot.com.br/

Espero que goste.
Helena Porto