Um deus chamado ORGULHO...



O orgulho atende a tudo, sim atende a tudo mesmo, não acredita?

Quando a pessoa é medrosa, o orgulho atende ao medo através de uma justificativa para o seu medo.

Quando a pessoa mente, o orgulho atende a mentira inventando outra ainda mais cabeluda.

Quando a pessoa falha, o orgulho arranja rapidamente outras pessoas que podem ser culpadas pelo fracasso do orgulhoso.

Quando a pessoa cai em pecado, o orgulho traz a velha e "infalível" desculpa: a carne é fraca.

Quando a pessoa não quer mudar, o orgulho mostra a ela que seu jeito está certo e pronto, e se os outros não aceitarem e por isso se afastam e talvez até Deus não aprove. Fazer o que? Paciência, sou assim desde quando me conheço por gente e os incomodados que se retirem.

Quando a pessoa insiste no mesmo erro, o orgulho diz pra ela tentar mais uma vez, ainda que existam milhões de opções bem melhores, mais fáceis e menos desgastantes do que aquela. Pois tem de ser do jeito do orgulhoso ou nada feito.

Quando a pessoa tem um vício, o orgulho diz que ela é fraca, que não existe ex-viciado, que ainda que ela pare por um tempo cedo ou tarde cairá novamente.

Quando a pessoa trai a pessoa amada, o orgulho diz que a traição foi apenas "um momento", ou as vezes "o culpado de eu ter te traído foi você".

Quando a pessoa quer que Deus a abençoe mesmo no erro, o orgulho diz que Deus é amor e compassivo e também inventa um lindo conto de fadas na mente da pessoa, para que ela se iluda e quando aquilo realmente der errado o orgulho já tem uma das mais clássicas na ponta da língua: "eu fiz tudo certo, não sei porque Deus permitiu que isso acontecesse".

Quando a pessoa "quer buscar a Deus" mas não consegue, o orgulho diz que é por conta dos inúmeros problemas, que com certeza é só se resolver aquilo que eu busco a Deus, ou o orgulho diz de maneira simples que a pessoa não tem forças, e que na hora certa ela busca.

Quando a pessoa é "humilde", o orgulho lhe dá uma certa "humildade" camuflada em seus próprios achismos, se dizendo mais santa do que os outros, menos pecadora, mais justa, mais fiel, mais certinha.

Quando a pessoa é contrariada, é melhor se aliar aos exércitos da Coréia do Norte, Rússia, e Estados Unidos e a todos os outros que possuem ao menos uma bomba de destruição em massa, pois o orgulho irá provar que está certo, custe o que custar e ainda diz que "todos vão se calar e ver o que Deus fez", pois é o que eu quero e ponto ainda que isso seja contra tudo, contra todos e contra Deus, eu vou provar que é possível.

Escrito por Pr Lucas Pereira

6 comentários:

✿ chica disse...

Ótima mensagem e o ORGULHO não leva à nada.Simplicidade,sim! beijos,chica

Rita disse...

Bom dia querida/
Um bom texto para refletir, pq orgulho
só deixa mágoa, e a pessoa orgulhosa é difícil a convivência
Ser simples é agradar a Deus e a todos
Um domingo feliz pra vc
Bjuss
Rita!!!!

Gracita disse...

O que é o orgulho? Uma forma mascarada de encobrir as próprias falhas. Passando para deixar meu afetuoso abraço e desejos de um domingo de harmonia e muito amor.
Beijos no seu imenso coração.
Carinhos na alma
Gracita

Josy Barros disse...

O orgulhoso está sempre procurando justificativa para tudo, é uma forma que encontra de se enganar.

Patrícia disse...

Oieee Cris, sua amiga sumida voltou!
Tudo na graça, com certeza por aqui, só benção, né amiga?
Olha orgulho é uma praga q atrapalha demais a vida das pessoas, se muitos soubessem que só tem a perder com ele . Bjs , fica com Deus e uma boa semana pra vc

Kellen Bittencourt disse...

Oii Cris, que saudades daqui, sempre aprendo com vc, nunca tinha pensado no orgulho em todas essas vertentes, adorei! Bjoooss e tem sorteio no blog tá!