O coração está despedaçado por uma mágoa? E a dor é forte? O remédio para curar as feridas é o perdão. O ato de perdoar é tão nobre que está presente na oração do Pai Nosso e em tantas outras passagens bíblicas. E se ele causa bem-estar do ponto de vista espiritual, a falta dele pode trazer danos à saúde física.
Imagine se todos os dias você tivesse que reviver uma situação ruim e sofresse tudo novamente. Seria algo horrível, pois a ferida nunca cicatrizaria. Pois esse é o sentimento daqueles que guardam um ressentimento ou mágoa de alguém. Muitos acreditam que, agindo assim, estarão prendendo a outra pessoa a uma culpa ou punição. Mas quem pensa de tal modo está enganado, pois ele mesmo ficará preso a uma tristeza sem fim.
A mágoa machuca a alma e impede que passos importantes sejam dados adiante. Impede, principalmente, a pessoa de avançar e receber a misericórdia de Deus, pois essa somente virá quando houver um verdadeiro arrependimento. O perdão é uma atitude a ser tomada contra o próprio eu.
A mágoa pode ser despertada em qualquer ocasião: uma palavra dita no momento errado, uma briga ou apenas um olhar é o suficiente para que ela irradie dentro dos corações. Dentro do círculo familiar também é comum ver filhos com mágoa dos pais, esposa com raiva do marido, e vice e versa, pois, infelizmente nem todos na vida foram acompanhados por uma família zelosa e presente.  Nessa situação, é muito comum buscar suprir a falta de carinho e compreensão com valores materiais, substituindo o amor, os sentimentos, e o cuidado da alma.
Com tantas feridas abertas, algumas pessoas se perguntam: "Como posso ser feliz?" "Como seguir em frente?" "Como me livrar do peso do sentimento da mágoa que me prende ao passado?"
Quanto mais se mexe na ferida, mais ela dói. Mas quando deixarmos de cutucá-la e passarmos a fazer os curativos necessários, com certeza não haverá mais dor. Talvez quem tenha sofrido a agonia de ter um ferimento aberto por muito tempo resista no início, ou até reaja de maneira agressiva. Porém, quando deixar que o Médico dos médicos limpe e faça os curativos necessários, perceberá que, por mais que seja intensa a dor da limpeza, logo ela acabará, e nunca mais sentirá a aflição de ter uma mágoa.
Reconhecer que precisa de ajuda é um bom caminho. E o auxílio espiritual pode levá-lo a construir novas possibilidades na vida.
Se você tem feridas dentro de si, reconheça e elimine-as de sua vida. Não olhe para traz e não deixe que suas marcas determinem a impossibilidade. Pois assim poderá ser feliz sem que nada lhe impeça. Não é fácil, não é simples, mas é necessário. Acredite em seu potencial de vida.

6 comentários:

Gracita disse...

A nossa fé nos Criador nos torna mais sábios pois ele foi exemplo de amor e perdão. Procuremos agir de acordo com seus ensinamentos. Uma grande lição neste belo texto minha for
Beijos com meu carinho

Kellen Bittencourt disse...

Ooiii amiga, o texto colocou bem, tem feridas que não curamos sozinhos, precisamos de ajuda p sanar! Bjoooss

stefanny disse...

Confesso que me chamou a atenção seu texto da até um ar de calma. É um belo ensinamento adorei. Beijos linda

Rosa Branca disse...

Não como ser feliz sem eliminar as mágoas, que na vdd não passa de orgulho ferido pois e quando acreditams que merecemos ser tratamos de maneira diferente do que aconteceu, será que merecemos mesmo? Será que tmos o direito de exigir atitudes de outra pessoa? Um abraço carinhoso

Paty Alves
Ágape Amor Verdadeiro
Patyiva
Vou Conseguir

Patricia Galis disse...

Cris disse tudo reconhecer que precisamos de ajuda e muito mais a espiritual é fundamental, pois sem Deus nada podemos fazer.

Timemimi 當代迷你倉 disse...

當代迷你倉
商務中心荃灣
文件倉
儲存文件
虛擬寫字樓
信箱服務