Mais uma semana de trabalho começa. Ao olhar pela janela não enxerga sequer um raio de sol. O dia está nublado, frio e a chuva promete dar uma passadinha para "alegrar". Ao chegar ao trabalho, logo se depara com a pilha de papéis sobre a mesa. Será um dia difícil: assinaturas, reuniões e decisões certas a serem tomadas.
Na volta para casa, o dia agitado e cansativo traz experiências que devem ser guardadas para a vida. A noite cai. A agitação do dia logo acaba e a rua fica em silêncio; mal se ouve o barulho do 'tic tac' do relógio. O sono chega de mansinho.
Tudo parece estar bem, a cama aconchegante traz bons sonhos, até que acorda, ainda sonolento, dá uma breve olhada no despertador e percebe que já passou da hora. Começa a agitação. Pula da cama e se arruma de qualquer jeito, entra no carro, nem ao menos um bom café tomou, mas, ao sair de casa, ouve ao fundo a voz de seu pai, que lhe dá um breve conselho: "Meu filho amado, sei que está muito atrasado para uma reunião, onde terá que tomar uma decisão muito importante, mas vá pelo caminho mais longo, pois será mais rápido."
O filho segue o caminho que acredita ser o melhor e logo à frente pensa nas palavras de seu pai, mas resolve seguir seu coração, sua emoção, seu próprio caminho, e se depara com um fluxo muito grande de veículos. O trânsito é intenso, o tempo passa, e quando chega à tão esperada reunião, é tarde demais. Não deu tempo e acaba de perder a oportunidade de crescimento profissional.
Não há mais vontade de trabalhar e, ao voltar para casa, abatido e sem a menor vontade para conversar, seu pai lhe diz: "Se você seguisse meus conselhos e o caminho da razão, teria sua vida transformada."
Razão e emoção
A história descrita acima parece uma situação simples, que pode acontecer no dia a dia de qualquer pessoa, mas imagine-se diante de um caso como esse, em que no afã de querer resolver as coisas do seu jeito, deixasse o impulso falar mais alto, desperdiçando assim a realização de um sonho por causa de um impulso, qual seria a sua decisão: seguir pelo caminho da razão ou da emoção?
Nem sempre é fácil saber que caminho seguir. Razão e emoção são dois opostos que cresceram juntos na vida de uma pessoa desde a sua infância. E quando esse indivíduo cresce, acaba sofrendo influência do meio, que o fará pender para um dos lados.
É preciso saber equilibrar razão e sentimentos, para que a decisão a ser tomada não pese apenas para um lado. Escolher o rumo mais agradável pode não fazer mal, dependendo da situação, mas sempre deve ser acompanhado e fundamentado em um pensamento prudente. No caso acima, o rapaz escolheu se levar pelo desespero e pela ansiedade, emoções que o levaram a perder a oportunidade de emprego. Com medo de errar, ele decidiu seguir um caminho contrário ao que lhe foi proposto.
Por isso, na hora de decidir qualquer coisa, o que você levará mais em consideração: a razão ou a emoção? O que deve fazer ou que sente fazer?

3 comentários:

José María Souza Costa disse...


CONVITE

Eu também tenho um, só que muito simples.
Estou lhe convidando a visitar-me, e, se possível seguirmos juntos por eles, e, com eles. Sempre gostei de escrever, expor as minhas idéias e compartilhar com as pessoas, independente da classe Social, do Credo Religioso, da Opção Sexual, ou, da Etnia.
Para mim, o que vai interessar é o nosso intercâmbio de idéias, e, de pensamentos.
Estou lá, no meu Espaço Simplório, esperando por você.
E, eu, já estou Seguindo o seu blog.
Força, Paz, Amizade e Alegria
Para você, um abraço do Brasil.
www.josemariacosta.com

Ritinha Carneiro disse...

Boa noite.
A pedido da Administração da Parceria Blogueiras Unidas, estamos visitando os links que constam na lista e levando todos que estão postando o banner BU, a carteirinha e o selo das turmas que pertencem, para a reedição da lista, caso não esteja assim em seu blog, pedimos providenciar e preencher o formulário no http://parceriaentreblogsdeartesanato.blogspot.com.br
contamos com você em nossa parceria te aguardamos, pois teremos muitas surpresas, mais detalhes em nossa postagem no link acima.
Obrigada pela atenção, fique com Deus.

Timemimi 當代迷你倉 disse...

當代迷你倉
商務中心荃灣
文件倉
儲存文件
虛擬寫字樓
信箱服務